quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Em 2013, Tigre estava a quatro pontos da fuga do Z4

Foto de:
Fernando Ribeiro/CEC
Por Lucas Heckler
Criciúma (SC)
Na lanterna do Campeonato Brasileiro, o Criciúma está a dois pontos do primeiro tirme fora da zona de rebaixamento. A competição está hoje na 30ª rodada e faltam apenas oito jogos para o término. Na última temporada, quando viveu situação semelhante e consgeuiu permanecer na elite do futebol nacional, na 30ª rodada a equipe estava quatro pontos atrás do primeiro time fora do grupo de descenso. 

Na temporada, o Criciúma chegou a reta final com 32 pontos, em 18º, com o Bahia em 16º com 36 pontos. Nos últimos oito jogos, o plantel catarinense consgeuiu surpreendentes três vitórias, três empates e duas derrotas. Com 12 pontos a mais, chegou aos 47 pontos e ficou dois pontos a frente da Portuguesa, primeiro time do descenso. 

A série dos últimos oito jogos começou com derrota fora de casa para o então líder Cruzeiro, por 5 a 3. Posteriormente, empate no Heriberto Hülse em 1 a 1 com a Ponte Preta. Depois vieram três vitórias seguidas: Náutico (1x0), Atlético Paranaense (2x1) e Coritiba (2x1). A invecibilidade perdurou mais dois jogos, com empate em 1 a 1 com o Vitória e triunfo de 1 a 0 contra o São Paulo. Na última rodada, revés de 3 a 0 para o Botafogo. 

Este ano, o Criciúma encerrou a 30ª na lanterna com 30 pontos. Embora a campanha seja inferior e a posição pior, na atual edição o 16º colocado, o Coritiba, no caso, tem apenas dois pontos a mais e postula com 32 pontos. Já para o 15º colocado, a Chapecoense, a diferença por vez é maior, de cinco pontos. 

A sequência na reta final deste ano começa fora de casa, no próximo sábado, dia 25, contra o Vitória, adversário direto. Depois recepciona no estádio Heriberto Hülse o São Paulo. A série ainda terá confornto com Cruzeiro (F), Grêmio (HH), Bahia (HH), Flamengo (F), Sport Recife (HH) e Corinthians (F).

Nenhum comentário: