quarta-feira, 16 de abril de 2014

Mais de cem jovens participam das escolinhas de futebol‏

Foto de:
Lucas Sabino/Ascom
Por Lucas Sabino
Balneário Rincão (SC)
Tornar-se um jogador profissional de futebol não é tarefa fácil. A atividade que exige esforço e disciplina, movimenta centenas de crianças e adolescentes, que alimentam este sonho nas Escolinhas de Futebol oferecidas no Balneário Rincão. Dentro do projeto, os alunos têm a oportunidade de garantir um futuro promissor, através da educação e do esporte. Atualmente, mais de 100 meninos, entre 10 e 17 anos, se dedicam na sala de aula e no campo. 

Um destes jogadores é Luiz Antônio, de apenas 12 anos, que vem se destacando entre os colegas de treino. Ele, que começou a treinar desde o início do projeto, comenta que se sente bem dentro das quatro linhas. “É muito bom treinar e jogar. E a escolinha fez com que eu não ficasse só na rua”, comenta. 

Atualmente três núcleos compõem o projeto: um no centro, o segundo no bairro Pedreiras e o terceiro na comunidade de Barra Velha. “É muito interessante esta iniciativa, principalmente para tirar as crianças dos perigos que a rua oferece. Porque a nossa ideia, acima de formar um jogador de futebol, é torná-los cidadãos responsáveis e que façam a diferença na sociedade”, comenta o professor Ricardo Fernandes. 

Para participar dos treinos, as crianças precisam estar matriculadas em alguma escola do município. “A educação é fundamental. Por isso nós reforçamos a importância de eles estarem ativos nas salas de aula”, afirma o professor. 

Os meninos são divididos em dois grupos: os que têm de 10 à 14 anos, fazem parte do Projeto Tigrinhos, que também é uma parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e o Criciúma Esporte Clube. O restante participa do Projeto da Secretaria de Educação, Escola Integradora. 

Campeonato da LUD 
Como o projeto nasceu junto com o município, esta ação existe apenas há um ano. Mas, mesmo assim, os times formados nos treinos já estão disputando o campeonato da Liga Urussanguense de Desportos (LUD).  
Para o técnico da escolinha, esta é uma oportunidade para os alunos. “É uma chance para aqueles que queiram seguir no futebol, se esforçarem e venham a se destacar. Já temos alguns exemplos de meninos que vem evoluindo muito bem”, destaca Fernandes. 

Segundo o professor, os times vêm se apresentando muito bem na competição. “No último sábado eles jogaram embaixo de muita chuva e mesmo assim jogaram bem. E os pais vieram prestigiar, e ficaram animados com o desempenho dos filhos”, comenta.

¹ Lucas Sabino - Assessoria de Comunicação de Balneário Rincão, colaboração

Nenhum comentário: